quarta-feira, junho 16, 2010


Aprenda a realizar o auto-exame das mamas

3
Olá queridas meninas!

Hoje vim mostrar como é fácil, rápido e muito simples constatar o câncer de mama e previnir o mais rapidamente possível que algo pior aconteça!

Sei que muitas de nós não fazemos o auto-exame todos os meses, mas não custa nada dedicar apenas 5 minutinhos uma vez ao mês para nos tocar e nos conhecermos um pouquinho mais.

É constatado que a manifestação do câncer de mama, de uns tempos pra cá, tornou-se cada vez mais frequente na vida da mulher. Para se ter uma idéia, nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMC).

Isso lhe atribui o status de doença que mais causa a morte em mulheres, principalmente em países ocidentais.

Portanto, toda mulher deve ficar atenta e conhecer muito bem o que se passa com o seu corpo. Uma das formas de fazê-lo, então, é a realização do auto-exame das mamas.

O auto-exame permite perceber alterações nas mamas. Ao realizar a técnica, deve-se atentar a existência de Caroços (nódulos), abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio) ou secreções mamilares existentes.

O auto-exame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o auto-exame no primeiro dia do mês.

É importante ressaltar que a mamografia e o exame clínico das mamas são os únicos meios efetivos de detecção precoce do câncer de mama. A técnica do auto-exame é importante para que a mulher apenas conheça o próprio corpo. Caso se desconfie de algo, portanto, é fundamental que se procure ajuda médica (especificamente falando, o mastologista, que é o médico especialista em mamas).


Como e quando fazer?


Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.

Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro. Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda.


Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com o mastologista.


Fonte: http://www.imaginologia.com.br/extra/upload%20publico%20geral/Auto-exame-das-Mamas-Cancer-de-Mama.pdf

Comments :

3 comentários to “ Aprenda a realizar o auto-exame das mamas ”
Nara disse...
on  

Muito legal essa iniciativa, pois chegamos a pensar que isso acontece com a vizinha e nao conosco!!!!

Parabéns!

Beijoooss

http://rosinarab.blogspot.com

Unknown disse...
on  

Otimo post Ju, vemos sempre campanhas na tv sobre o auto exame, muito bom vc tratar disso aqui na blogsfera! Eu sempre faço esse auto exame, nao custa prevenir ne?

bjos

◆◆◆ Viviane ◆◆◆ disse...
on  

Ótimo Post! Adorei esse blog. Tem várias dicas legais e importantes para as mulheres. Conteúdo bem diversificado... Já estou seguindo para conferir os próximos posts, e não perder mais esse bloguinho de vista! Tenham um ótimo fim de semana!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails